Um dos materiais de construção mais antigos, o azulejo tem o potencial de transformar qualquer ambiente – assim que você perceber o quão versátil ele pode ser.
As pessoas convencionalmente pensam em azulejos como algo perfeito para o backsplash da cozinha ou para o banheiro, uma escolha puramente funcional, mas existem tantas outras maneiras de usá-lo em casa.
+ Azulejo branco: revestimento é um clássico que sempre está em alta
+ 5 dicas para te convencer que o ‘azulejo de metrô’ é o melhor revestimento
+ 10 ideias contemporâneas para modernizar seu banheiro
O azulejo permite que você brinque com a textura, o que significa que você está brincando com a luz. Com os ladrilhos feitos à máquina, cada um tem a mesma cor exata, então você tem a opção de criar uma aparência uniforme, muito limpa e utilitária.
Com azulejos feitos à mão, você tem uma variação inerente ao processo de fabricação, resultando em pequenas diferenças na forma e no esmalte – o que pode tornar a instalação um pouco mais complicada, mas resulta em uma superfície mais interessante.
Azulejo não é algo que você pode ou deve jogar fora a cada dois anos. Bem feito, ele deve se envolver com a arquitetura de um edifício, situando-se entre a função e a decoração – ele precisa ser parte integrante do design.
Escolher azulejos – especialmente os feitos à mão – é uma referência ao passado e um compromisso de se conectar com ele. Repensar suas possibilidades pode ser muito divertido.
Aqui estão algumas sugestões de usar o azulejo inesperadamente em casa:
1. Pense grande, pense diferente.
Estenda um padrão de azulejos grandes até o teto em um backsplash: pode tornar um espaço pequeno muito mais grandioso e maior. Projetado dessa forma, o ladrilho parece fazer parte da arquitetura, não apenas um elemento de superfície.
2. Crie unidade.
Usado em áreas onde o interior se encontra com o exterior, o ladrilho pode confundir os limites e criar unidade em um cômodo. Neste espaço, paredes brancas e muito branco no padrão de azulejos criam um fluxo contínuo em toda a sala externa.
3. Preste atenção ao rejunte.
Se o espaço exige um padrão gráfico forte, escolha um rejunte que seja tão leve e de alto contraste possível.
Um que contrasta com o azulejo, como o mostrado acima, significa que o padrão e a forma dos ladrilhos irão predominar. Enquanto se você usar um mais próximo do esmalte, você terá um padrão mais sutil que enfatiza a textura em vez do padrão.
4. Repense o branco.
O branco não é enfadonho, o branco não é frio. Ao combinar tons de branco, especialmente quando você usa ladrilhos artesanais, você pode criar um espaço que é enxuto e mínimo, ou surpreendentemente rico e quente, como você pode ver no banheiro acima.
5. Crie textura.
Então, se você quiser brincar com as noções convencionais do que é o ladrilho – plano, perfeitamente reflexivo, uniforme, funcional – considere o uso de um artesanal com linhas mínimas de rejunte, como nesta instalação. Por fim, o efeito é sofisticado e artístico, refletindo perfeitamente a comida e os valores do restaurante, e seria ótimo também em uma cozinha doméstica.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Cozinha vintage: dicas para investir nesse estilo de decoração
+ Como escolher acabamentos de pisos e paredes?
+ As 5 principais dúvidas sobre porcelanato: veja aqui as respostas
+ Este hotel tem um telefone de emergência só para pedir champagne